Anualmente, a consultoria global GTPW elenca as melhores empresas para se trabalhar. Além de identificar os destaques em gestão de pessoas, a GTPW analisa também os fatores que levaram as empresas a chegarem neste ranking.
É importante observar as fórmulas de sucesso no varejo, considerando que este setor possui um grande volume de rotatividade (em algumas empresas o índice chega a 80%). O que é preciso fazer para atrair talentos e reter pessoas?
Elencamos aqui 5 dicas de gestão de pessoas para o varejo inspiradas em cases de sucesso de empresas no Brasil. Confira:
1 – Comunique-se com seus colaboradores
Nas empresas onde a comunicação é clara e direta, sem interferências ou ruídos, os colaboradores reforçam o sentimento de pertencimento e os processos ocorrem de forma fluída. A comunicação interna pode ser realizada através de reuniões periódicas, comunicados e até um sistema de intranet. Independente da forma como é feita, os resultados são bastante positivos.
2 – Treine as suas equipes
As empresas que se destacaram no ranking da GTPW têm uma coisa em comum: todas oferecem treinamentos aos seus colaboradores. Cursos e palestras oferecem mais segurança às equipes na execução de suas tarefas, além de motivá-las em suas trajetórias profissionais. Um funcionário treinado aumenta as chances de diálogo com clientes.
Grandes companhias dão exemplo de como continuar motivando equipes e alinhando pessoas ao propósito da empresa
3 – Autonomia
Lidar com novas gerações é um dos grandes desafios da gestão de pessoas, independente do segmento. Algumas empresas têm estimulado a autonomia dos colaboradores como uma forma de motivá-los e encorajá-los a tomar as melhores decisões pela empresa. É oportunizando autonomia que o funcionário entenderá sua fundamental participação no negócio.
4 – Possibilidade de crescimento
Já faz algum tempo que o varejo deixou de lado a fama de ser um mercado para profissionais desqualificados. Cada vez mais o segmento requer profissionais com mais qualificação, além de incentivar treinamentos e crescimento profissional.
5 – Pequenas ações diárias
Não importa o tamanho da empresa, a atenção às pequenas ações diárias com os colaboradores é de suma importância. Cada companhia pode fazer à sua maneira, das formas mais simples às mais complexas. Por exemplo: oferecer algum café da manhã e parabenizar os aniversariantes são duas alternativas simples e bastante efetivas.
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